RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

quarta-feira, 13 de maio de 2009

HUMBERTO - CEARÁ PUNK COM MUITA ATITUDE




HUMBERTO DO CEARÁ PUNK SE TORNOU UM DOS GRANDES PARCEIROS DO ATITUDE. ADMINISTRADOR DE UM BLOG FANTÁSTICO ESTÁ SEMPRE PRESENTE COM COMENTÁRIOS E NOVIDADES NO MUNDO BLOG.
MAS AFINAL, QUEM É O HUMBERTO?

Um jovem trintão (3.1 rsrs), administrador de empresas, pós-graduado em administração de rh, mestrando em gestão empresarial, pai de 3 "crionças", servidor público, fissurado por música e surfe.





COMO SURGIU A IDÉIA DE MONTAR UM BLOG?

Cara apesar de nunca ter tocado em banda alguma, eu sempre gostei muito de música. Em consequência, principalmente durante os anos 90 eu comprava muito cds, nacionais e gringos, teve uma época que eu tinha todo o cast da Epitaph, Look Out, Revelation, Burning Hearth e Nitro, que são os principais selos de hardcore melódico (estilo que particularmente eu gosto mais). Com o passar do tempo, o dinheiro foi ficando escasso, veio o 1° casamento c/ 2 filhos... Resumindo; de uns 2 anos pra cá, parei de comprar cds e fui baixando mp3 nas páginas dos selos e das bandas, nessas buscas acerca de 1 ano conheci os blogs de P2P, cara fiquei alucinado, derrepente tinha ao meu alcance todo o que queria, hoje no meu HD tenho cerca de 190 GB de mp3. Aí no 1° dia de carnaval deste ano, me deu uma doidera e vi que estava na hora de compartilhar um pouco do que tenho. Taí o resultado da doidera...


NOS CONTE UM POUCO DO MOVIMENTO PUNK AI NO CEARÁ? QUAIS SÃO AS BANDAS MAIS REPRESENTATIVAS NO MOVIMENTO.


A cena é forte mas pequena se comparada à outros grandes centros como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. Aqui o que não é "convencional" sofre um certo preconceito, mas tem uma galera guerreira. Pra mim a banda mais representativa é a Dago Red, os caras estão na ativa desde 92, mas tem outras bandas muito bacanas por aqui, bons locais para shows, uma galeria no centro que é onde as ciosas acontecem hà bastante tempo.

PUNK IS DEAD? O QUE PENSA A RESPEITO DESSE PENSAMENTO.
Não, o punk não morreu, mas se diversificou. Punk é atitude, comportamento, cultura, para mim o visual não diz nada, vide Supla, o que realmente importa é o ideal, com coerência. Não adianta o cara dizer que é contra a globalização, se ele tem um All Star no pé. O termo que melhor descreve o punk é o faça você mesmo! Isso não morre.

UMA COISA QUE ME PREOCUPA É A QUESTÃO DO RÓTULO, QUALQUER BANDA QUE FAZ SOM COM TRÊS ACORDES SE DIZ PUNK ROCK. VOCÊ NÃO ACHA QUE ISSO QUEIMA O FILME?

Acredito que não, ano passa quando o Bad Religion veio fazer show aqui em fortaleza, durante a coletiva de imprensa no Hotel, um repórter de uma tv local perguntou ao Brian Baker o que ele achava das bandas novas, ele respondeu da seguite forma: Que jamais compraria algo feito por alguém gritando sobre os seus problemas pessoais, acho que é por aí, tem bandas novas legais, mas tem muita porcaria




EM 1982 TIVE A OPORTUNIDADE DE VER O FESTIVAL O COMEÇO DO FIM DO MUNDO NO SESC POMPÉIA EM SAMPA. QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE MOVIMENTO PARA O PUNK NO BRASIL?

Foi o marco inicial, ali onde tudo começou. Era o lugar certo na hora certa. Dali surgiram grandes bandas, muitas desavensas e tretas, mas também muita harmonia e união. O movimento punk do anos 80 é o verdadeiro, coletivo, hoje é mais individual, cada um por si e Deus contra todos.

TEVE ALGUM GRANDE EVENTO RELACIONADO AO PUNK ROCK QUE MARCOU ÉPOCA NO CEARÁ? (CASO POSITIVO COMENTE A RESPEITO).

primeiro ForCaos foi marcante e mais recentemente a terceira edição do festival PontoCE, esse foi marcante principalmente para mim. Foi a primeira vez que vi o Bad Religion tocar na minha frente, sonhava com isto hà muito tempo e derrepente um show dos caras no meu bairro, foi inacreditável (chorei nas três primeiras músicas, me senti um emo kkk).

QUE BANDAS BRASILEIRAS VOCÊ CONSIDERA AS MAIS INFLUENTES NO PUNK ROCK?

Os Replicantes (Histórias de Sexo e Violência), Ratos de Porão (Crucificados Pelo Sistema) e o do Safari Hamburguers (Good Times). Três vertentes bem distintas do punk rock.

APESAR DE TODA CRÍTICA PARA MIM O SEX PISTOL REALMENTE MARCOU ÉPOCA, MAS TEM UM DETALHE: PISTOL ERA SID VICIOUS. CONCORDA COM ISSO?

O Sex Pistols pra mim foi o maior golpe de marketing do punk rock.kkk


POR QUE CONSIDERA O SEX PISTOL UMA FARSA?
Porque para mim o Johnny Rotten e o Sid Vicious eram dois bostas, os caras só faziam merda e ao meu entender a banda decolou mais por causa do visual, de que por outra coisa. E na mesma época já existiam várias bandas boas como o Buzzcoks, The Clash, The Damned, Stiff Little Fingers, isso só no Reino Unino, fora os Dead Boys, Ramones, New York Dolls, The Stooges, entre tantas outras. Além do que, os caras do Sex Pistols tocavam muito mau. Sinceramente não é uma banda que eu curto, nunca consegui escutar alguma gravação deles inteira.


E O RAMONES? DÁ PARA PREENCHER ESSE VAZIO?

Ramones é um clássico e eles deixaram um grande legado. Atualmente eu acho acho que a banda que mais se assemelha à eles é o Teenage Bottlerocket, mas os Ramones marcaram época, influênciaram muita gente, acho díficil uma banda marcar época hoje em dia da mesma forma como eles fizeram nos anos 70 e 80. Até porque a diversidade de bandas é imensa, tem a internet, são muitos fatores contra.

VOCÊ TOCA OU TOCOU EM ALGUMA BANDA?

Como já havia dito nunca toquei, mas em alguns shows de bandas (Traumacústico, Enemy by Think, Essential for Mind, Nóia, Shibuya?...) de amigos meus durante os anos 90, eu fiz algumas participações como vocal de apoio em covers de músicas do Bad Religion, NOFX

COMO TEM SIDO A EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRAR UM BLOG? O QUE MAIS LHE MARCOU NESSE PERÍODO?

É bem interessante, é como uma droga que vícia. O meu blog recebe muitas visitas de gringos e eles curtem bastante, fazem críticas positivas e muitos elogios. Já a galera do Brasil às vezes exagera nas críticas, o que me deixa um pouco chateado, mas é muito bom você compartilhar aquilo que você curte e ver que quem baixou também curtiu, viciante.


O QUE ACHOU DO SOM DO ROTTEN ASS E DOS ATROFIADOS PELO SISTEMA, BANDAS QUE TOCARAM NO HEAVY METAL ASILO?

O Rotten Ass achei bem agressivo, grindcore do caralho. Já a outra banda (Atrofiados Pelo Sistema) ainda não escutei.


QUAIS SÃO AS BANDAS NOVAS QUE CONSIDERA LEGAIS E QUAIS SÃO AS PORCARIAS QUE INFESTAM O MOVIMENTO?
Tem muita banda nova boa, mas nacional são poucas. Para o meu gosto as bandas Canadenses de Skatepunk tipo: Asado, This Is A Standoff e Mute são o que tem de melhor na atualidade, e algumas bandas Francesas como Forus e Straighten Things Out. O que eu acho porcaria são bandas tipo NX Zero, Strike e coisas do gênero e também algumas gringas como o Fall Out Boy, o Green Day e o Offspring de alguns tempos pra cá.


UMA COISA QUE SEMPRE ME PREOCUPOU FOI O RACHA ENTRE "AS TRIBOS", SEMPRE ACHEI IGNORÂNCIA A DIVISÃO NO MUNDO UNDERGROUND. UNITED FORCES... ESSE É UM GRANDE LEMA. COMO VOCÊ ANALISA ESSA QUESTÃO?

um lance bem complicado, aqui no Ceará é bem dividido, cada um na sua. Sinceramente é díficil unir gostos e filosofias opostas. No caso daqui é melhor deixar separado mesmo, a pacificação se mantém ativa e o risco de atritos diminui. Hoje por exemplo eu tava voltando para casa e passei em frente ao local aqui próximo onde vai rolar um show do Angra hoje, sinceramente não me imaginei naquele ambiente, não pela banda, pois respeito o trampo dos caras, mas pela molecada que tem que amadurecer bastante. Acho que se o show fosse Angra e + 1 banda de punk rock não daria certo.

COMO PODE UM MOVIMENTO SER INDIVIDUAL? VOCÊ NÃO ENXERGA CONTRADIÇÃO NESSA AFIRMAÇÃO?

Sinceramente o movimento virou cultura, o lanche agora é a cultura punk esse negócio de movimento é coisa do passado.



E O QUE DIFICULTA A UNIÃO ENTRE O PUNK E O METAL AI EM SUA TERRA?

A galera que curte metal aqui é muito estranha, nerd demais. Tem até uma galerinha firmeza, mas particularmente prefiro não frequentar locais em que predominem os "metaleiros", hà pouco tempo atrás rolou um show do Motorhead c/ o Matanza praticamente nos fundos aqui de casa, não pus nem os pés na calçada, e eu gosto muito do Matanza, já o Motorhead nem tanto, apesar dos caras serem muito bons no que fazem hà três décadas. Eu sou da geração "punk californiana", praia, surfe, skate, altas gatas... Esse negócio de maior galera esquisitona não é a minha praia, não por preconceito, mas por opção (até gosto de escutar um som mais pesado, mas só escutar).

O QUE É UM EMO?

Para mim emo é um gay enrrustido, existem outras maneiras para transmitir sentimentos e emoções. Aqui em Fortaleza tem uma galera emo que me dá nojo... eca.

DEIXE UMA MENSAGEM PARA A GALERA E FORÇA EM SEU TRABALHO OK.

É isso, não existe verdade absoluta, cada um tem a sua. Faça você mesmo a sua.

4 comentários:

  1. Saudações, Paulão.
    O Humberto é uma das figuras mais atuantes em discussões e comentários. Basta dar uma passada no chat do "Ceará Punk" - e nos comments de diversos blogs por aí - pra constatar. Hardcore convicto - mas com "experiência" em "outras praias" musicais - não faz as coisas apenas por fazer: faz porque gosta de fazê-las! E é isso que importa!
    Que o "Ceará Punk" continue firme e forte seguindo única e exclusivamente as suas coordenadas, Humberto!
    (ah! e se alguém tiver qualquer coisa do Das Damen, avise o Humberto que é o fã número um da banda!)
    Valeu, Paulão.

    ResponderExcluir
  2. VALEU HELLRAISER, TAMBÉM CURTO MUITO O BLOG E O POSICIONAMENTO DO HUMBERTO EM RELAÇÃO AOS FATOS.
    VAMOS CONSEGUIR PARA ELE AMPLO MATERIAL DO DAS DAMEN......

    ResponderExcluir
  3. Sou da geração Punk - Cearense da década de 80. Me emocionei em ver neste blog que o movimento tá tendo continuidade. Na década de 80 tínhamos em Fortaleza: Profetas do Lixo, Xerox Suburbana, Estado Mórbido, Repressão X etc. O único registro dessa época em vinil é a música Nada é Impossível-Repressão X na Coletânea "Ronda Alternativa" em 1988 com 20 Bandas Brasileiras e 20 músicas. Quem tiver afim de ver essa relíquia do Punk Cearense, vá no Youtube e digita em pesquisar: Repressão X - Nada é Impossível.
    Adorei o Blog
    Um abração para todos Vocês.
    Punks Not Dead
    Kleber

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE SABER SE ESSA BANDA REPRESSAO X SERIA COM O VOCALISTA GATO.

    ResponderExcluir