RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

terça-feira, 5 de maio de 2009

ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO - BANDA IBÉRIA DE PORTUGAL

MAIS UMA VEZ CRUZAMOS O ATLÂNTICO EM BUSCA DE UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA. DESSA VEZ RECEBEMOS O JOÃO SÉRGIO, MEMBRO FUNDADOR DA GRANDE BANDA PORTUGUESA IBÉRIA.
AGRADECEMOS AO JOÃO SÉRGIO PELA DISPONIBILIDADE E POR NOS TRAZER PRECIOSAS INFORMAÇÕES SOBRE O METAL ROCK EM PORTUGAL.
JOÃO SÉRGIO FICAREMOS NO AGUARDO DE GRAVAÇÕES DO IBERIA PARA DIVULGARMOS PARA O PÚBLICO DO ATITUDE FANZINE .
UM ABRAÇO IRMÃO!



1. Nos conte como surgiu o Ibéria e como era o movimento rock em Portugal naquela época.

R: Os Ibéria surgiram num panorama dominado pelos grandes grupos de hard'n'heavy mundiais (Iron maiden, Judas priest, Kiss, Def Leppard, Whitesnake, Van Halen, etc) no inicio dos anos 80. Éramos miúdos que tinham começado a tocar e só em meados de 86 começamos a estructurar a banda. Por cá havia muita musica ligeira , muitos grupos de rock e pop, sendo que apenas meia dúzia se afirmava como "grande" nessa altura. Havia uma enorme aversão ao som mais pesado, mas decidimos que era altura de forçar as barreiras e mudar de vez esse estado de coisas. Penso que em boa parte o conseguimos..

2. Qual foi a formação inicial? Essa formação foi alterada durante a história da banda?

Foi-se alterando. A formação inicial contava comigo (João Sérgio) no Baixo, João Alexandre na Voz e Toninho na Guitarra. Posteriormente incluímos na Bateria o Tony Cê e mais tarde um musico que tinha algum nome no meio rock (Francisco Landum) ocupou-se da segunda guitarra e da produção e principal composição dos temas.. foi um balão de oxigênio para nós, era mais velho, mais experiente e encaminhou a banda para subir mais alto. Depois de termos gravado o primeiro disco houve mudança, no segundo tb houve algumas mudanças e até a banda ter interrompido a sua carreira, houve sucessivas mudanças no line up . Basicamente saíram por motivos pessoais, nunca nos demos mal com ex.elementos, pelo contrario, sempre houve um enorme espírito de amizade e apoio, mesmo após saírem do projecto. Era quase uma segunda família!

3. Quais eram as principais influências da banda?

R: Muitas! Somos muito influenciados pelo bom e clássico rock (Led Zeppelin, Deep Purple, Thin Lizzy, Black Sabbath, Uriah Heep, etc.) assim como por muito da NWOBWM (Iron maiden, Def Leppard, Saxon, Judas Priest, etc) e pelos expoentes máximos do Hard Rock/Glam Norte Americano , (principalmente a cena LA) como os Kiss, WASP, Motley Crue, Aerosmith, Etc.. Somos uma mescla do que de melhor se fez e do que curtimos ouvir na área do rock e pela musica em geral, até musica clássica nos influencia..

4. Qual é a discografia da banda? Vocês tem fitas com shows não gravadas que podem ser disponibilizadas para postagem?

R: A discografia compões-se de 1 single de estreia (Hollywood), 1 Maxi (Hollywood), 2 álbuns ("Ibéria" e "Heroes Of The Wasteland"), além de varias demo tapes nunca editadas nas mais diversas fases da banda. Ha concertos em VHS e muitos vídeos da Televisão (ao vivo, telediscos, etc) que temos de por á disposição do publico e alguns deles podem até ser encontrados no You Tube, colocados lá por fans e admiradores da banda. Brevemente teremos mais material dessa época para divulgar, pensamos ser importante dar ás pessoas essa parte do história de Ibéria. Mas o objectivo comum de momento é avançar para esta nova fase que vamos encetar, com os novos elementos, o novo espírito e a vontade de voltar a gravar e tocar bastante..

5. Como era a recepção do público em relação ao Ibéria? Qual foi o show mais marcante?

R: Era boa, lol.. A reacção do publico aos concertos e á primeira aparição da banda foi determinante para o sucesso dos Ibéria. Foi muito boa, pensamos que conseguimos fazer algo que rompesse as barreiras que nos separavam do resto do panorama e os Ibéria começaram a deixar de ser vistos como uma banda de putos gadelhudos e barulhentos, para ser vista como um projecto sério e com valor dentro do panorama rock em Portugal. Isso transpareceu para o publico e tivemos momentos muito marcantes tal como sermos a primeira banda portuguesa de rock a passar a sua musica na BBC-Radio One, no Friday Rock Shoz do malogrado Tommy Vance (o tema era "No Pride")! Também tivemos alguns shows muito bons, com muita energia, um dos quais foi a estréia na nossa terra natal onde enchemos um pavilhão com mais de 1000 pessoas, vindas de toda a parte! Foi muito positivo. Também fizemos algumas aparições dignas de renome em eventos muito importantes e demos muitos concertos por toda a parte. Fizemos muita televisão, muita imprensa, éramos de facto uma banda emergente muito solicitada na época.


6. Quais eram as bandas irmãs do Ibéria/ Alguma continua na ativa?


R: Havia bandas que compartilharam o espaço Metálico connosco nessa fase, algumas das quais se encontram no activo ainda, com discos gravados e tudo o mais, temos o exemplo dos Tarântula.. Muitas das bandas da nossa época inicial já terminaram as carreiras, outras mudaram de nome, outras de estilo, enfim, o normal, nem todos ficam.. posteriormente muitas novas vieram e (felizmente) algumas ficaram como os Moonspell, os Ramp, os Heavenwood e outros.. Nós, viemos para ver como param as modas, como costumamos dizer por aqui, e viemos para ficar. Até nos deixarem, lol...



7. Como era o trabalho de divulgação dos shows do Ibéria? Chegaram a tocar fora do país?

R: O trabalho era atroz, lool.. Não havia Internet, nem telemoveis, tudo era feito tendo como base os Fanzines (os maiores apoiantes de sempre das bandas de Hard'n'Heavy em Portugal!!), os clubes, os flyers, o telefone e o correio e o celebre boca em boca nas escolas, cafés, bares, etc. Para mandares uma demo demorava uma semana a chegar ao Porto, ou a Braga por exemplo! Hoje mandas o ficheiro em MP3 e vai em segundos, por mail, para o outro lado do globo!! Tínhamos de andar a colar cartazes noite dentro, muitas vezes feitos por nós e fotocopiados conforme podíamos, muitas vezes fugindo da poicia, que nos mandava arrancar os mesmos se os apanhassem!! Era um trabalho ingrato e de vez em quando lá havia o realizador dum lprograma de Metal duma radio local (ou pirata) que fazia esse serviço por nós! Bem Hajam a todos eles pelo apoio que sempre deram! Não tocámos fora do pais, se bem que houve inúmeros contactos do estrangeiro e até promessas de lançamentos la fora, tournées, etc.. com a interrupção da banda, não se chegaram a concretizar..

8. Vocês tinham contato com as bandas brasileiras? Chegaram a tocar junto com alguma?

R: Não, por acaso nunca tivemos contacto com bandas brasileiras, a distancia na altura era grande, devido á falta de meios como já te disse, era difícil chegar a fala com o vosso pessoal do outro lado do Atlântico, por isso nunca chegamos a tocar com nenhuma..Ouvimos no entanto falar de algumas, claro!!

9. O Ibéria tinha posição política definida ou não misturava as coisas?

R: Não. Nunca misturamos a política com a musica.. é lógico que cada um de nós tem visão política, anormal era se não tivéssemos, ao fim de contas somos cidadãos como qualquer um e vivemos as nossas vidas, temos os nossos problemas como qualquer um. Mas Ibéria é uma banda de Rock'nroll, criamos isto devido ao nosso amor á musica e é pela musica que vamos continuar! Deixamos essa tarefa para os políticos do Rock e do Punk, eheh.. Chegamos a tocar foi por causas sociais, isso foi diferente..




10. Por que o Ibéria resolveu dar uma parada em carreira?

R:Houveram determinados factores que determinaram a pausa enorme a que fomos votados: quebra de contrato com a editora, saída de alguns elementos chave que na altura em que saíram deixaram a banda demasiado fragilizada. Em especial foi por causa disso. Os Ibéria tinham já uma posição considerada estável no panorama Português, queríamos mesmo tentar o salto para o estrangeiro, mas não nos foi permitido. Infelizmente devido a isso e a problemas de ordem pessoal dos vários elementos, tivemos de por um ponto final naquela altura. Agora com a reedição dos 2 discos em CD, tudo mudou, vamos reerguer a banda das cinzas e faze-la voltar ao lugar que pensamos que merece.

11. Como você vê a divulgação dos discos da banda pelos blogs?

R: é excelente! Os blogs são um meio de divulgação excelente e muito practico! Fazem-me lembrar os fanzines, aliás, são os fanzines do Sec XXI! Com a particularidade do leitor poder dar a sua opinião, dar conselhos, participar de modo activo na feitura dos mesmos, assim como as bandas! Acho mesmo o maximo o apoio que os blogs nos dão! Se não fosse pelos blogs não estava aqui a dar-te esta entrevista, lol..



12. Como surgiu a idéia de retomar a banda? quais integrantes originais estão envolvidos?

R: A idéia surgiu quando o F. Landum me disse que uma editora tinha comprado os direitos sobre os discos dos Ibéria e que estavam a pensar em Re-masterizar e re-editar os 2 LP's em Digipack! Achei a idéia optima, e após um ano e pouco, eles aqui estão no mercado! Ficamos muito contentes e resolvemos reatar a banda, para tocar ao vivo e gravar um novo trabalho. Juntei os elementos que penso serem os indicados por todos os motivos (musicais, pessoais, humanos, etc) e ao fim de um ano e meio conseguimos, acho, estabilizar um projecto com 5 elementos base que vão ser os Ibéria a partir deste momento! Esperemos que por muito tempo! Da banda original só eu e o Toninho são da formação original. Os restantes elementos são o Miguel Freitas na Voz, o Jorge Sousa nas Guitarras e o David Sequeira na Bateria! Vamos tb contar com a ajuda preciosa do nosso antigo produtor e guitarrista F. Landum e vamos ver o que sai daqui, eheh..

13. Há previsão de novos lançamentos? Como está sendo a recepção da galera rock portuguesa?

R: Previsão não há, porque não há ainda contrato discográfico com a editora que lançou os discos, esperemos que isso seja resolvido em breve, queremos gravar isso é um facto. A galera está espectante, quer ver o que vai sair daqui, tal como nós.. O publico está receptivo e a venda dos discos e a adesão dos fans ao myspace oficial da banda por exemplo, em pouco tempo, superou as espectativas. Ha um grande ambiente em torno da banda e isso é muito bom!



14. Se houver oportunidade, vocês gostariam de vir tocar no Brasil? Já fizemos esquemas com bandas que bancaram a passagem e que arrumamos uns 10 lugares para tocar por aqui sendo que com a bilheteria a banda pagava a aparelhagem, as despesas diárias e sobrou grana para a passagem. Já pensaram em enfrentar esse tipo de desafio?

R: Já, mas pensamos que nesta fase da banda era um risco muito grande. Temos as nossas vidas já estabilizadas por cá, estamos numa fase de re-adaptação ao panorama Português e vamos ver no que as coisas dão primeiro por cá. Logico que gostaríamos de tocar no Brasil, como aliás por toda a parte! Assim que tivermos tudo mais estructurado, pensaremos nisso!

15. Qual sua mensagem para o público brasileiro?

R: Muito rock'n'roll para todos e ouçam os Ibéria! Boa sorte para todos aí no Brasil, essa é uma nação grande, façam sempre o possível para serem felizes!!

CONHEÇA O SOM DO IBERIA

2 comentários:

  1. Ois!
    Aqui Cameraman Metalico! Obrigado por apoiarem os IBÉRIA... eles merecem!
    Qualquer assunto relacionado com fotografia trate comigo. 20 anos na cena e ainda não me fartei!
    CM

    ResponderExcluir
  2. VALEU A VISITA, SE TIVER MATERIAL DISPONIVEL ME MANDE QUE EU POSTO AQUI OK. UM ABRAÇO

    ResponderExcluir