RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

segunda-feira, 2 de março de 2009

CARLOS LOPES - MUSTANG




HOJE O ATITUDE FANZINE TRAZ UMA ENTREVISTA COM CARLOS LOPES DA BANDA MUSTANG. ELE COMENTA SOBRE O TRABALHO DE SUA BANDA E DE SEUS PLANOS. PESSOA SENSATA E COERENTE COM SUAS IDÉIAS SEPARA AS FASES MUSICAIS DE SUA VIDA PRIORIZANDO O NOVO PROJETO. MUITOS CRITICAM SUA POSIÇÃO MAS NÃO PODEMOS FICAR NESSA DE QUERER JULGAR. É PRECISO ACATAR, RESPEITAR E APOIAR AS DECISÕES E O ATITUDE FANZINE ASSUME ESSA POSIÇÃO. ADORAMOS A ERA CARLOS NA DORSAL E APRENDEMOS A RESPEITAR A ERA CARLOS NA EXCELENTE BANDA MUSTANG.
UMA COISA TODOS DEVEM SABER: CARLOS LOPES É UM CARA ÉTICO, CONSCIENTE E DE SÓLIDOS VALORES E DE HUMILDADE INCOMUM.. FORÇA A ESSE PROJETO.

EQUIPE ATITUDE.


ATITUDE:. Nos conte como foi abandonar uma lenda do metal nacional e assumir uma> nova postura sonora? Como você lidou com os radicais que não compreendem o direito a liberdade de expressão?


Compreendo a pergunta, mas tudo isso está tão longe da minha realidade atual, o passado tão entranhado no passado que não me apetece mais refletir sobre ele. O Mustang tem 8 anos de existência e 4 discos, o mais recente Santa Fé lançado em fevereiro de 2009. Apenas meu trabalho atual com jornalismo, música recente e literatura me interessa.

ATITUDE : O Mustang apesar de uma sonoridade conhecida sempre dá a impressão de que existe algo novo ao ouvir as músicas novamente. Como tem sido o trabalho de composição da banda?

Você tocou em um ponto primordial: a liberdade. Apesar de utilizar códigos extraídos principalmente do rock and roll para compor o material do Mustang, não é apenas uma repetição de clichês, mas uma recriação. O Mustang não é apenas uma banda de hard rock, rock brasileiro ou rock sessentista, é uma banda de MPR, música popularroqueira. Há elementos tão sutis que escapam aos ouvidos menos sensíveis, sutilezas como passagens musicais influenciadas pela harmonia de sambas da Velha Guarda e não por cópias de bandas declassic rock apenas. Algumas músicas do CD Santa Fé nasceram imediatamente no ensaio (Terceiriza a Culpa), ou em casa na hora (SaiDessa Cruz), outras levaram meses para serem finalizadas (Esperança) e outras como "Dez Horas da Manhã" tiveram o andamento alterado um pouco antes de gravar e "Amor" que foi composta uma semana antes dagravação. Compor é um eterno aprendizado.

ATITUDE: O que mudou do início aos dias atuais na proposta do Mustang?

A banda mudou bastante do primeiro ao quarto CD, afinal já são 8 anos,quase uma década e por incrível que pareça muitos estão conhecendo a banda apenas agora. Não foco a composição mais em riffs como fazia antigamente, método que até gerou ótimas músicas como "Sexo Virtual"do terceiro CD "Tá Tudo Mudando". Hoje prefiro compor apenas canções,seja como forem, a psicodélica "Dr. Alhzeimer" ou o soul "Eu NãoFaço".

ATITUDE: Como tem sido a recepção do público e da mídia?

O novo CD foi lançado juntamente com a revista O Martelo (para comemorar os 3 anos do site www.omartelo.com) em fevereiro de 2009 e ainda não há retorno da imprensa pois é um lançamento recente, mas uma coisa posso te afirmar com todos os meus anos de experiência: esse é o meu melhor trabalho como produtor, compositor, cantor desde que comecei a compor no início dos anos 80. Esse é o meu maior prêmio. O retorno da mídia e mídia só referendará o que vejo.

ATITUDE: Você sempre foi um grande defensor do underground e temos informações de que continua a fazer o trabalho de formiga na divulgação do novo disco do Mustang. Como blogs como o Atitude Fanzine podem ajudá-lo no processo de divulgação? Você considera interessante nossa proposta de resgatar os antigos zines?

Essa é uma boa pergunta, mas complexa. Olhe só: gosto de rock and roll desde 74, vi e vivi muita coisa. A música que componho hoje representa minhas sensações e sentimentos atuais, e ao mesmo tempo a percepção de uma pessoa com uma grande experiência e amor pelo que faz. Se qualquer representante da imprensa seja underground ou não, sintoniza com essa mesma sensibilidade e está na mesma sintonia, certamente compreenderáo trabalho e certamente será mais um tijolo que criará um grande muro de fé indestrutível.




ATITUDE: Estive com você algumas vezes e entre 86 e 87 trocamos várias correspondências. A primeira que nos encontramos foi no Rainbow Bar em São Paulo, a segunda em Jaboticabal e a Terceira em Catanduva. Sempre achei sua postura extremamente ética e sincera. Você percebe essa mesma atitude nos membros das atuais bandas de metal? O Heavy enquanto atitude morreu?

Desculpe-me, não falo sobre metal


ATITUDE: Que paralelo você traça entre compor na Dorsal e compor no Mustang?

Não há comparação, apenas uma coisa em comum: a mesma pessoa.








ATITUDE: Quando você entoava morte aos falsos talvez estivesse fazendo previsões sobre aqueles que só pensaram no lucro e não na formação de uma mentalidade que pudesse ajudar a alterar o cenário underground brasileiro. No mustang você preserva essa preocupação ou foi algo datado?


Não gostaria de falar sobre o que passou.O que escrevi no passado pertence àquela época.


ATITUDE: Quais são as bandas que você tem escutado ultimamente? Que álbum indicaria para a galera ouvir?

Bem, música para mim não é a mesma coisa quando comecei a tocar. Não dá para comparar. Mas escuto sim, muita coisa diferente, só não ouço música eletrônica e metal (só escuto o antigão), mas gosto de Samba da Velha Guarda,música pop inglesa, punk 77, pré-punk, Secos e Molhados, Tim Maia, rock dos anos 50, 60, 70 e 80, música erudita. Indicar um álbum é uma temeridade pois teria que indicar pelo menos dez para os próximos dez minutos. Prefiro dizer que as bandas que estão na edição 1 da revista O Martelo deveriam ser ouvidas e debatidas por todos os fãs de boa música.


ATITUDE: Nos passe um contato para aquisição dos cds e materiais e é claro para agendamento de shows. Em maio iremos promover em Bebedouro o heavy Metal asilo onde as bandas que tocarem deverão ter entre seus integrantes pelo menos um com mais de 40 anos. O que acha dessa idéia?
Essa parece ser uma boa idéia. As gerações devem se nutrir umas com as outras. Meus contatos são o e-mail mustangmartelo@gmail.com e Carlos Lopes - Caixa Postal 33132, Cep 22440-970 RJ/RJe o myspace da banda é mustangbandcombr
ATITUDE: Esses dias postei no Atitude Fanzine um capítulo de um livro que trata do movimento punk e em certa parte a autora fala sobre um show e termina o capítulo dizendo que a Dorsal estava no palco. Você se lembra desse fato ocorrido em 1984?
Sim. O livro talvez seja o Movimento Punk da socióloga Janice Caiafaque esteve presente no primeiro show que reuniu punks e metaleiros na América do Sul e esse show ocorreu no subúrbio carioca de Magalhães Bastos em 1984.
ATITUDE: Deixe uma mensagem para nossos leitores.

Que a força esteja com vocês, a força da luz, da paz e da compreensão

ATITUDE: Carlos, meus sinceros agradecimentos é um enorme prazer saber que está na ativa e fazendo música com qualidade. Um abraço de toda equipe ATITUDE UNDERGROUND

3 comentários:

  1. Carlos Lopes é tudo!!!!! E a fila anda, os cães ladram,a caravana passa...e ele arrasa!! Parabéns ao site pela intw e ao Carlos por ser.

    ResponderExcluir
  2. selma obrigado pela visita, partihamos da mesma idéia e queremos manter essa história..

    ResponderExcluir
  3. gosto muito da DORSAL ATLANTICA e do MUSTANG.. respeito muito o Carlos mas acho esse lance de nao quere falar do passado um tanto quanto hipocrita sei lah..mas q se foda o cara é foda fez muita coisa e nao deve porra nenhuma pra ninguem. força pra vc nesse novo tipo som. abraços!

    ResponderExcluir